terça-feira, 7 de abril de 2009

Teleprompter moderno

Estava no workshop da Nancy Duarte no Vizthink que por sinal é uma referência muito boa na hora da construção de alguma apresentação que vocês precisem. www.duarte.com

Lá ela fala sobre o powerpoint. Não sei se vocês sabem mas algumas pessoas criticam muito o ppt dizendo que por limitações ele segmenta muito a informação.
Na verdade quem faz essa limitação não é a ferramenta e sim o usuário. Essa é a defesa que ela fez e muito interessante foi como ela explicou isso.

Existe o ppt que na verdade é um documento. Muito usual no mundo corporativo. Segundo Nancy, acima 75 palavras em um slide já é documento. Me lembro que na sala até comparou-se aquelas apresentações em pps que recebemos e neste caso também classificado como documento pois não há necessidade de um apresentador.

Existe o ppt que é um teleprompter moderno. Onde a informação é projetada em bullets e o apresentador apenas lê o que se passa na tela. A maioria dos treinamentos que tenho visto são assim. Um slide com uma pancada de informação e lá na frente um habilidoso leitor de slides

O conceito de apresentação exposto na verdade é onde o slide é simples coadjuvante do apresentador. Este sim, tem que ter muito domínio sobre o que fala.
A apresentação é o recurso visual onde o público lembrará sobre o que o apresentador falou

abs

Nenhum comentário:

Postar um comentário