sexta-feira, 3 de abril de 2009

Onde é que DI entra no Desenvolvimento Organizacional?

Ontem eu estava conversando com um amigo meu, que me perguntou como andavam os trabalhos em tempos de crise. Muito empolgada, fui contando tudo o que estávamos fazendo dentro do conceito de Desenho Instrucional, até que ele fez a seguinte pergunta:

"Ah, então quer dizer que você está focando seu negócio em treinamento e deixando o desenvolvimento organizacional de lado?"

Depois de alguns segundos tentando entender a pergunta, me dei conta de que muita gente não vê que promover o desenvolvimento das pessoas é promover o desenvolvimento das organizações.

Tá, já sei, vocês devem estar pensando: "Como ela é ingênua!" E eu vou responder: "Mas eu estava falando com um colega de profissão!!"

Se ele não fez a correlação rápida é provável que os clientes também não façam....Então aqui vai o recado:

Para ter uma organização que evolui constantemente, é preciso que esta seja formada por pessoas que também evoluam constantemente. Para isso as pessoas precisam aprender continuamente; e para facilitar este processo, usamos o Desenho Instrucional.

Por Fernanda Godoy

2 comentários:

  1. Olá, Fernanda.

    O que percebo é que a pessoa que conversou com você era bem mais um profissional de RH - pesando em setores estanques: Treinamento, Seleção, Desenvolvimento Organizacional... - do que uma pessoa de educação.
    Ele pensou que você havia "mudado de departamento", conforme a visão pouco integrada que ele possui.
    A grande vantagem do DI é que para ser bom nisso tem de olhar para todos os lados, com vários óculos, saber da existência de várias ferramentas e ter a capacidade de usar aquelas que realmente vão servir.
    Um abraço.

    Aélerson Machado

    ResponderExcluir
  2. tem razão...foi um olhar excessivamente focado...mas isso é algo que encontramos muito por aí. Agora o melhor de tudo é exatamente o que você diz: "para ser bom, tem que olhar para todos os lados" ...vc nem imagina...essa é a minha mior diversão. um grande abraço,

    Fernanda

    ResponderExcluir